Sarau


Significado de Sarau

 Reunião festiva, à noite, para dançar, ouvir música e conversar. / Reunião noturna, de finalidade literária é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lêem-se trechos de livros, faz-se poesia! Sarau é onde a gente reúne os amigos ligados a arte e cultura. Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia! Sarau é, segundo os dicionários consultados, reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar, etc. Também pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. As outras perguntas não estão no âmbito do Ciberdúvidas, porque não são dúvidas de língua portuguesa, pelo que lhe sugiro que consulte, por exemplo, uma enciclopédia.

Escola de MG faz sarau poético para estimular a leitura


Escola de Muriaé (MG) desperta o gosto da leitura nos alunos a partir de atividades criativasFoto: MEC/Divulgação

A Escola Municipal Professora Elza Rogério, de Muriaé, na Zona da Mata mineira, faz um sauru poético para estimular a leitura entre os alunos do ensino fundamental, com a escolha de um autor para ser estudado por todas as turmas. O selecionado este ano é o poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Em 2011, foi a poetisa Cecília Meireles (1901-1964).De acordo com Vilma Assis Gomes, que dá aulas a estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, o projeto engloba a realização de diversas atividades, de acordo com a maturidade de cada classe. "Para finalizar, há apresentações de trabalhos de todas as turmas, envolvendo declamação de poesias, dramatizações e danças, dentre outras atividades", explica a professora. Com sete anos de magistério, seis dos quais na escola, ela já lecionou em outras unidades de ensino municipais e estaduais das áreas urbana e rural de Muriaé e do município vizinho de Miradouro.Outro projeto de estímulo à leitura desenvolvido na escola é o Vai e Vem, criado para despertar o gosto pela leitura e pela literatura, enriquecer o vocabulário e melhorar a escrita. Inicialmente, quando começa o ano letivo, a diretoria da instituição distribui livros de literatura em cada turma, de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos alunos.Segundo a diretora, Maria Helena de Andrade, nas turmas do primeiro ao quinto ano, as obras ficam guardadas em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores; do sexto ao nono, ficam na biblioteca. Nos dois casos, às sextas-feiras, os estudantes podem escolher os livros que desejam ler. O controle é feito com o auxílio de um caderno, no qual são anotados os nomes dos estudantes e os títulos dos livros emprestados e devolvidos."Em geral, os livros são recolhidos na segunda-feira para a redistribuição na sexta-feira seguinte e, assim, dar sequência ao projeto", explica a professora Vilma. Sempre que possível, os alunos participam de uma roda de apresentação dos livros lidos. "É nítida a empolgação dos alunos no momento da escolha dos títulos. Um aluno sempre influencia outro colega". Vilma deixa claro que a intenção do projeto não é obrigar o aluno a ler, mas permitir que ele tenha contato com o mundo mágico dos livros e que, desse modo, descubra por si mesmo o prazer de ler.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)

 
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                    Projeto Sarau Digital — Presentation Transcript


·                                 1. Diana Pilatti Onofre Lucas Henrique de Ferreira Santos Escola Estadual José Mamede de Aquino
·                                 2. Escola Estadual José Mamede de Aquino Endereço: Rua Heitor Vieira de Almeida, nº 287, Jardim Aeroporto, Campo Grande, MS – CEP 79.106-053 Telefone: (67) 3314 7058 – Fax: (67) 3314 4066 Equipe: Professora da Disciplina: Diana Pilatti - Literatura Professor de Tecnologia Lucas Henrique Público alvo: Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Mamede de Aquino. Período de realização: 2º e 3º bimestres / 2009
·                                 3. Há muito tempo o Sarau é utilizado por artistas e amantes da arte como forma de divulgação e valorização dos processos de criação e expressão (música, dança, poesia e artes plásticas). No contexto escolar, o Sarau também ganha destaque, com as apresentações artísticas produzidas pelos alunos, com o apoio e orientação dos professores. A partir desta idéia, surgiu o desafio: transformar o antigo, abrindo um novo mundo de conhecimento para os alunos, despertando, assim, seu instinto criativo. Para alimentar este despertar a tecnologia entra em cena como ferramenta de aprendizagem, transportando o sarau para o plano virtual: o Sarau Digital .
·                                 4. Reconhecer a importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade; Produzir vídeos através do aplicativo Movie Maker , a fim de divulgar o conhecimento literário como fonte de saber cultural. Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte (com ênfase à Literatura) e aos processos de criação artísticos, despertando seu instinto criativo. Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia por meio do vídeo; Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)
·                                 5. Após estudos prévios em sala de aula sobre as teorias que abarcam os períodos literários, os alunos foram à Sala de Tecnologia e assistiram ao vídeo modelo, produzido a partir do poema “As sem-razões do Amor” de Carlos Drummond de Andrade. (O vídeo modelo está disponível no BlogMede e também no Youtube < http://www.youtube.com/watch?v=NlruJFfLI3c ) Para a montagem do vídeo, também foi criado um banco de dados, contendo imagens, músicas e poesias dos autores designados para cada turma (Classicismo>1º ano e Romantismo>2º ano). O banco de dados foi elaborado a partir de pesquisa feita na internet nos sites Google, Mundo Cultural, Jornal de Poesia e Domínio Público. A esta etapa seguiram...
·                                 6. Seleção de poesias, imagens e o fundo musical.
·                                 7. Orientações quanto ao uso do aplicativo e primeiras gravações.
·                                 8. Gravações e adequações à música e imagens.
·                                 9. Audições, finalização dos vídeos e postagem no BlogMede.
·                                 10. Foi visível a satisfação por parte dos alunos ao perceberem suas possibilidades enquanto criadores de mídia. Em diversos momentos ouvimos “Ah professora, é muito difícil!” ou ainda “Eu tenho vergonha de gravar minha voz!”, mas em momento algum vimos alunos desistindo do trabalho, ao contrário, ao mesmo tempo que sentiam e reclamavam quanto à dificuldade, continuavam a repetir as gravações. Ao final da atividade, constatamos um amadurecimento no que tange a expressão oral, exploração das diversas formar de linguagem (texto x música x imagem = vídeo), bem como saberes literários e os poetas luso-brasileiros.
·                                 11.  
·                                 12. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 14, Língua Portuguesa. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 20, Língua Portuguesa. BRASIL. Ministério da Educação. Domínio Público. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , acessado em 01.04.2009. INFORMEDE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola José Mamede de Aquino, Campo Grande – MS, 2009. Jornal de Poesia. Disponível em http://www.revista.agulha.nom.br/poesia.html , acessado em 01.04.2009. MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MS, 2008. Mundo Cultural. Escritores Consagrados. Disponível em http://www.mundocultural.com.br/escritor_consagrado/index.asp , acessado em 01.04.2009. PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual José Mamede de Aquino. Campo Grande – MS, 2009. SILVA, Marcos José Pereira da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em http://www.cartanaescola.com.br/sustentabilidade/cadernos/como-elaborar-um-projeto , acessado em 21.08.2008. Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal , acessado em 02.04.2009.
·                                 13. O projeto na íntegra está disponível no BlogMede eejma.blogspot.com Dúvidas, críticas e sugestões Professora Diana Pilatti [email_address]
Outra fonte de Sarau: Quintal da Cultura – lua cheia

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Exemplo de um projeto incluindo o Sarau:

Sarau infantil

Objetivos 
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma. 
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal. 

Conteúdo 
- Comunicação oral.
 
Anos
- Pré-escola. 

Tempo estimado- Dois meses.  

Material necessário - Filmadora
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, 
Universal Music Brasil, 16 reais)
Livros

- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)

Flexibilização 

Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental

Desenvolvimento
 

1ª etapa 
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.

2ª etapa 
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.
3ª etapa 
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD. 

4ª etapa 
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos. 

5ª etapa 
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também. 

6ª etapa 
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento. 

7ª etapa 
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar. 

Produto final 
Sarau infantil. 

Avaliação 
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

Fonte:

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 Educação Infantil Pré-escola - 4 e 5 anos Linguagem oral, leitura e escrita

Sarau infantil

Objetivos 
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal. 
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
 

Pré-escola. 
Conteúdo 
- Comunicação oral. 

Anos
Tempo estimado 
Dois meses.
  

Material necessário 
- Filmadora
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, 
Universal Music Brasil, 16 reais)

Livros - A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)
Flexibilização 
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a platéia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.

Desenvolvimento
1ª etapa 
Pergunte  quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convidem-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los. 

2ª etapa 
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

3ª etapa 
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.

4ª etapa 
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.

5ª etapa 
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também. 


6ª etapa  É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.

7ª etapa  Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

Produto final 
Sarau infantil. 

Avaliação 
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.




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